Rota das Emoções
AÉREO + PARTE TERRESTRE – 10 A 18.06.2023
SÃO LUÍS/BARREIRINHAS/PARNAÍBA/JERICOACOARA/FORTALEZA
1º dia, 10.06, sábado – Porto Alegre/São Luís – Receptivo no aeroporto e traslado ao hotel. Livre.
2º dia, 11.06, domingo – São Luís/Barreirinhas – City tour pelo centro histórico com destaque de todo o casario tombado como Patrimônio da Humanidade, o Palácio dos Leões, a Igreja da Sé e o Teatro Arthur Azevedo. No início da tarde viagem a Barreirinhas (duração aproximada de 4 horas).
3º dia, 12.06, segunda-feira – Barreirinhas Circuito Lagoa Azul e Circuito Lagoa Bonita – Manhã passeio em jardineira nos lençóis, Rota Lagoa Azul. caminhada pelas dunas e lagoas acompanhados de um condutor local. Tempo para banhos nas lagoas. Nesta região está o cenário dos Lençóis Maranhenses com 155.000 hectares, dominados por dunas e lagoas de água doce. As grandes formações de areia chegam a 40 m de altura. Parada para almoço. À tarde tur Grandes Lençóis, Circuito da Lagoa Bonita – Ao chegar subida pelas dunas ou pelas escadas. Teremos uma vista panorâmica de dunas e lagoas, paisagem como poucas no mundo. Durante a caminhada percorreremos as grandes dunas e lagoas de águas cristalinas, onde poderemos desfrutar de banhos de água doce. Após o almoço Circuito da Lagoa Bonita – Ao chegar subida pelas dunas ou pelas escadas. Teremos uma vista panorâmica de dunas e lagoas, paisagem como poucas no mundo. Durante a caminhada percorreremos as grandes dunas e lagoas de águas cristalinas, onde poderemos desfrutar de banhos de água doce. Depois de um belíssimo pôr do Sol, faremos o trajeto de volta, para Barreirinhas.
4º dia, 13.06 – terça-feira – Barreirinhas/Praia do Caburé/Atins – Após o café da manhã embarque em lanchas rápidas voadeiras para navegar pelo Rio Preguiças até a Praia de Caburé e Atins. A primeira parada será nas Vassouras, um dos muitos pontos onde as dunas dos Pequenos Lençóis encontram o Rio Preguiças, local para observar os Macacos pregos, o local oferece bebidas geladas servidas nas sombras das barracas. Seguiremos até a vila de Caburé com suas pousadas e restaurantes rústicos. Deslocamento até a Praia de Atins para almoço (não incluído), após o almoço parada no Farol do Mandacaru, no povoado de mesmo nome, que no alto de seus oito andares revelará em 360 graus toda a exuberância do local. Retorno a Barreirinhas. À tarde sugerimos sobrevoo.
5º dia, 14.06, quarta-feira – Barreirinhas/Parnaíba – Viagem em 4×4 até Parnaíba. Chegada almoço (não incluído). 13h40 saída para o Porto dos Tatus para navegar pelo Delta do Parnaíba onde conheceremos os canais e igarapés, a Baía do Caju, as dunas do Morro do meio e ao dormitório dos guarás. Retorno para Parnaíba a noite. Acomodação em Pousada.
6º dia, 15.06, quinta-feira – Parnaíba/Jericoacoara – Após o café da manhã, saída para Jericoacoara em 4 x 4 via praias com parte do trajeto é feito em asfalto, porém os trechos mais interessantes são pelas praias com manguezais, dunas e lagoas. Parada para almoço, banho de Lagoa e visita ao Mangue Seco. Chegada no final da tarde para apreciar o pôr-do-sol nas Dunas de Jeri. Taxa de turismo não está incluída 30,00 p/p isento criança até 12 anos e adultos acima de 60 anos.
7º dia, 16.06, sexta-feira – Jericoacoara – Manhã: Tour em Bugui para conhecer Árvore da Preguiça, Praia do preá, Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso. A tarde sugerimos caminhada até a Pedra Furada.
8º dia, 17.06, sábado – Jericoacoara/Fortaleza – Após o café da manhã transfer para Jijoca ou vamos embarcar em Van para viajar até Fortaleza com chegada prevista para o início da tarde. Acomodação em hotel livre.
9º dia, 18.06, domingo – Fortaleza/Porto Alegre – Tempo livre. No momento oportuno traslado ao aeroporto de Fortaleza.
Preço e condições de pagamento (valores por pessoa e em R$) – promocional até 30/11/2022
Condições | Apto Single | Apto Duplo | Apto Triplo |
À Vista | 8.420,00 | 6.972,00 | 6.640,00 |
1 + 3 X | 2.105,00 | 1.743,00 | 1.660,00 |
1 + 7 X | 1.120,00 | 928,00 | 883,00 |
Taxas | 198,00 | 198,00 | 198,00 |
Tabela elaborada em 26.10.22 – preços sujeitos a alteração sem prévio aviso
Estão inclusos no preço: 1) 8 diárias de hotel com café da manhã, conforme abaixo relacionado; 2) tours mencionados no roteiro; 3) transfer entre de chegada em São Luís e saída em Fortaleza para os que se utilizarem do bloqueio aéreo ou mesmos horários do grupo; 4) transporte em van ou microônibus entre São Luís/Barreirinhas e Jericoacoara/Fortaleza; 5) transporte em veículos 4 X 4 entre Caburé/Tutóia e Parnaíba/Jericoacoara.
Hotéis Previstos 1) Fortaleza: Praiano; 2) São Luís: Brisamar; 3) Parnaíba: Pousada dos Ventos; 4) Barreirinhas: Pousada Buriti; 5) Jericoacoara: Pousada Surfing Jeri
Observações: serão aceitos passageiros que emitir a parte aérea em separado e cumprirem o roteiro. Poderão ser adicionadas diárias extras (valores em separado) em S. Luís e Fortaleza (antes e depois). Porém cabe aos passageiros os traslados de chegada e saída caso não coincidam com os horários do grupo.
VOOS:
1 LA4501 – 10JUN – POA/GRU – 05:10/ 06:50
2 LA3190 – 10JUN – GRUSLZ – 08:10/11:30
4 LA4512 – 18JUN – FOR/GRU – 14:05/17:35
5 LA3666 – 18JUN – GRU/POA – 18:30/20:15
Fomos e somos um dos pioneiros deste roteiro no país, que em 2009 ganhou o prêmio de melhor roteiro de integração nacional no Salão de Turismo de São Paulo. Este programa agora resgata um pouco o que foi o início da caminhada e leva em consideração um dos melhores meses do ano para realizá-lo quando as lagoas de Lençóis e Jeri estão mais abastecidas em volume d’água por ser o final da temporada de chuvas. Muitas emoções em vários meios de transporte, principalmente os veículos 4 x 4. Lugares pitorescos e paisagens únicas e ambientes de inestimável valor ecológico.
SÃO LUÍS – A capital maranhense localizada numa ilha e tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade possui o maior acervo de casarões coloniais de arquitetura lusitana no Brasil. Mar, dunas e praias circundam a ilha. No centro histórico tendo como destaque as ruas Portugal e do Trapiche uma caminhada no permitem contemplar uma belíssima arquitetura colonial com casarios coloniais com azulejos e balcões rendilhados em ferro batido e vários outros prédios históricos. Destaques são o Palácio dos Leões, a Igreja da Sé com acervo barroco, o Teatro Arthur Azevedo e o Mercado das Tulhas. Em vários meses do ano existem atividades culturais, mas sobretudo em junho e julho que ocorrem a Festa de São João com seus diversos Arraiais e o tradicional Bumba-Meu-Boi, manifestação popular que reúne elementos culturais portugueses, africanos e indígenas.
LENÇÓIS MARANHENSES – Bioma único no mundo com dezenas de quilômetros de dunas e lagunas cristalinas. O Parque Nacional possui cerca de 155.000 hectares de rios, manguezais, lagoas e dunas. A geometria das areias é moldada todos os dias pelos ventos e os tons das cores se modificam a cada hora do dia conforme a incidência da luminosidade. Se deliciar nas águas cristalinas com temperaturas muito agradáveis e caminhadas leves a moderadas assim como andar em veículos tipo jardineira com muita emoção é o que mais apraz aos turistas. O sobrevoo em pequenos aviões é ainda mais deslumbrante. Á noite os restaurantes de Barreirinhas com música ao vivo e pratos típicos, localizados à beira do Rio Preguiças ficam lotados.
RIO PREGUIÇAS E CABURÉ – As emoções são muito fortes tanto na subida quando na descida do Rio Preguiças que une Barreirinhas a Caburé. O rio serpenteante com belíssima mata ciliar e manguezais nos surpreende. A cada volta que a lancha rápida faz uma visão diferente nos é apresentada. São muitos os pés de buritis e açaís, aqui chamados de jussaras. No passeio é visitado o farol Preguiças também chamado de Mandacaru em forma circular com quatro faixas pretas. Do alto temos uma linda vista do rio e dos Pequenos Lençóis. Uma parada em vassouras para um contato com os macacos nativos da mata ciliar.
PEQUENOS LENÇÓIS – é uma parte integrante dos mais belos lugares do país, os famosos Lençóis Maranhenses com sua beleza e tranquilidade. É formado por areia dourada e fofa e molda-se a cada dia. As dunas móveis se formam e se desfazem. As lagoas são de águas cristalinas e calmas e ideais para o banho.
DELTA DO PARNAÍBA OU DELTA DAS AMÉRICAS – O nome varia conforme o estado: Maranhã ou Piauí. Melhor chamá-lo segundo o nome do rio que os forma. Localiza-se na divisa dos dois estados e abre-se em cinco braços, e envolve 73 ilhas fluviais. Sua paisagem exuberante mostra uma quantidade de dunas e mangues e garante o cenário paradisíaco. Navegar pelos inúmeros braços é muito emocionante. No final das tardes a revoada dos guarás é um dos mais importantes atrativos da Rota das Emoções. É feito em lancha rápida até o ponto onde no final da tarde as aves de cor avermelhada buscam numa ilha o seu dormitório.
PRAIA DE JERICOACORA + PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA – A praia é considerada uma das mais bonitas do mundo. O povoado está entre enormes dunas e o mar. Um dos poucos lugares no Brasil onde é possível assistir o nascer e o pôr do sol no oceano, devido a sua localização peninsular. A duna mais próxima da vila é a trajetória do final da tarde de dezenas de turistas que vão assistir ao pôr-do-sol, devido à sua altura e posição privilegiada frente ao mar. A partir do povoado passeios diários são programados para as dunas e lagoas, assim como o famoso “cartão postal”, a Pedra Furada. Boa parte da área desta região é administrada pelo Icmbio por ser Parque Nacional.
FORTALEZA – O roteiro se possibilita em opcionais conhecer praias tanto no leste como no oeste da capital cearense, como Canoa Quebrada e Morro Branco ou Cumbuco. Porém, aos que gostam de explorar a cidade, são destaques: Teatro José de Alencar, Mercado Central, Espigão de Iracema, Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, Travessa do Crato, Ponte dos Ingleses, Jardim japonês, Museu do Ceará e a Avenida Beira Mar.